Tags

, , , ,

O coelhinho da Páscoa chegou, mas você nem tem dinheiro para comprar os ovos e muito menos para viajar. O bom de ficar em São Paulo é que há muitas opções  para sair no feriado sem gastar nada, ou quase nada. São passeios, shows, parques, museus, exposições e  peças para se divertir espalhados pela cidade. Chame os amigos e programe-se.

1.Exposição Múltiplo Leminsky

Leminsky por Dico Kremer

Leminsky por Dico Kremer

O escritor e poeta curitibano Paulo Leminsky ganha uma mostra em São Paulo que fica em cartaz até 3 de maio.  A mostra reúne mais de mil objetos originais entre fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes. Os espaços cênicos têm painéis e vitrines divididos por temas: Linha da Vida e Obra’, ‘Poesia’, Música’, ‘Prosa’, ‘Catatau’, ‘Tradução’, ‘Biografia’, ‘HQs’, ‘Haikaista e Judoca’, ‘Publicidade’, ‘Jornalista’, ‘Professor’, ‘Escritório’ e ‘Biblioteca’, e ‘Leminski on the Road’ – um registro das exposições anteriores sobre o artista.  Para quem deseja saber mais sobre o escritor, os monitores ficam à disposição dos visitantes para dar mais informações. Nesta montagem em São Paulo foi trazido o mobiliário da casa de Leminski. A escrivaninha original onde o poeta escreveu boa parte de suas obras passa a integrar o espaço ‘Usina Leminski’, ambiente que reproduzo escritório do artista. As crianças podem de divertir no  espaço Infanto-Juvenil com atividades lúdicas e que apresenta referências sobre dois livros escritos por Leminski para os pequenos.

Exposição: “Múltiplo Leminski”

Caixa Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111

Entrada grátis.

Como chegar: Metrô Sé

Horários de funcionamento clique aqui.

2. Exposição de carros antigos no Parque da Luz

Exposição de Carros Antigos no Parque da Luz

Exposição de Carros Antigos no Parque da Luz

O Parque da Luz fica do lado da Pinacoteca, dá para visitar os dois no mesmo dia. Domingo, dia 5, além das plantas e árvores exuberantes, o parque tem uma atração a mais: uma exposição de carros antigos. O evento, organizado pela Federação Paulista de Autos Antigos, é gratuito e acontece todo primeiro domingo do mês no parque. Para os apaixonados por raridades, é um encontro especial, pois muitos colecionadores da cidade presenteiam o público com máquinas que já não são mais produzidas e que são vistas com raridade nas ruas.

Encontro de Carros Antigos – Jardim da Luz

Endereço: Praça da Luz, s/n – Bom Retiro

Domingo, dia 5 de abril, das 8h às 16h.

Como chegar: Metrô  estações Luz e Tiradentes.

 

2. Pinacoteca do Estado de São Paulo

Entrada da Pinacoteca

Entrada da Pinacoteca

Até o dia 10 de abril, a Pinacoteca do Estado de São Paulo oferece entrada gratuita até 10 de abril, enquanto estão montando novas exposições.  A visita vale a pena para conhecer o acervo do museu e o belo prédio histórico.  Atualmente, está em cartaz até 19 de abril a exposição de fotografias  em preto e branco Bom Retiro e Luz, de Cristiano Mascaro, um projeto que cria uma conexão com o entorno e trazer o bairro para dentro do museu. No acervo permanente, os visitantes conhecem  cerca de 500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, de importantes artistas brasileiros deste o período colonial até a década de 1930, como Debret, Taunay, Facchinetti, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Lasar Segall, entre outros. É possível também alugar um audioguia por R$ 4 disponível em três idiomas, português, inglês e espanhol. O visitante ouve trechos sobre a história da Pinacoteca e pode optar por um percurso seguindo o roteiro proposto, com duração aproximada de 1h30.u

Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, 02 – Tel. 11 3324-1000

Grátis até 10 de abril

Como chegar: Metrôs Estação Luz e Tiradentes

Horários de funcionamento clique aqui.

Parque da Aclimação

Parque da Aclimação - José Cordeiro SP/Turis

Parque da Aclimação – José Cordeiro SP/Turis

Para quem deseja fugir dos circuitos dos parques grandes e lotados, uma opção é na Aclimação, um parque tranquilo e agradável de 112 mil m² de área verde, com pista de cooper de 5 km que circunda o lago. Frequentado por moradores da região, é uma ótima opção para caminhadas, praticar esportes ou fazer um piquenique com a família e amigos. É proibido circular de bicicletas. O parque abriga uma concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, parques infantis, paraciclo e campos de futebol, voleibol e basquetebol. Muito arborizado, tem bosque, áreas ajardinadas com várias espécies, além de eucaliptos. Em volta do lago é possível avistar garças, martim-pescador e outras aves.

Parque da Aclimação Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação

Como chegar: Metrô Ana Rosa

4. Show dos Originais do Samba

Originais do Samba

Originais do Samba

Como já dizia o poeta, quem não gosta de samba, bom sujeito não é. Para quem curte este estilo musical, dica imperdível para dançar e matar a saudade. O grupo Originais de Samba faz única apresentação no sábado, 4 de abril, no Sesc Campo Limpo.  Eles fizeram muito sucesso na década de 1970 e neste show apresentam  clássicos, com Não Deixe o Samba Morrer, com regravações de famosas canções como Mulher Brasileira, Assassinato do Camarão e Mas Que Nada. Criado no Rio de Janeiro, no início da década de 60, tem mais de vinte álbuns lançados, os músicos já participaram de gravações junto a vários e importantes artistas nacionais como Chico Buarque, Jair Rodrigues e Toquinho.

Sesc Campo Limpo

Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Parque Arariba

Sábado, dia 4, às 20h30.

Entrada gratuita

Como chegar, Metrô Campo Limpo clique aqui

5. Feira do Meio Ambiente no Parque da Água Branca

Parque da Água Branca

Parque da Água Branca

De 3 a 5 de abril  acontece a Feira do Meio Ambiente, com  entrada gratuita e diversas atrações como  shows artísticos e culturais, oficina de jardinagem para as crianças, palestras e oficina de reciclagem – destaque para a reciclagem do óleo de cozinha.  Os visitantes também podem adquirir artesanato ecológico, flores e plantas ornamentais. O espaço conta também com praça de alimentação e um Coelho da Páscoa para animar e divertir a criançada. Confira abaixo a programação do evento:

  • apresentação de um grupo com fantoches para as crianças, todos os dias às 10h30 e às 15h30
  • banda tocando MPB no período da tarde no domingo – das 14h30 às 15h30
  • apresentação de dança cigana no sábado à tarde
  • apresentação de dupla sertaneja na sexta à tarde
  • oficina de reciclagem: durante os três dias: às 11h e às 14h
  • oficina de jardinagem para as crianças, durante os três dias do evento às 12h30 e às 15h30

Não há necessidade de inscrição prévia e são todas gratuitas.

Parque da Água Branca

Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca

Como chegar: Metrô Barra Funda e estação de trem CPTM Barra Funda

6. Comédia Preto no Branco

Preto no Branco - Ronaldo Gutierrez

Preto no Branco – Ronaldo Gutierrez

Também tem opção para quem gosta de teatro. A comédia Preto no Branco da Companhia Núcleo Experimental é uma comédia que aborda racismo, preconceito, segregação, consumismo e alienação com bom humor.  A trama é sobre o cotidiano da família Jones, que terá que lidar com o novo namorado da filha, um afrodescendente de origem muçulmana .

Teatro João Caetano

Endereço Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino

Como chegar Metrô Santa Cruz

Horários: sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h. Em cartaz até 12 de abril.

Entrada gratuita. Retirada de ingresso com uma hora de antededência.

Mais informações, clique aqui

7. Forró dos amigos

Esta dica é para que gosta um arrasta-pé, mas está sem grana. Nesta sexta, dia 3, O projeto Forró dos amigos convida a todos para dançar no Largo da Batata, em Pinheiros. Não paga nada, diversão garantida e ainda curte a música.  Eles têm uma página no Facebook onde divulgam os eventos. O projeto Forró dos Amigos é formado por um grupo de amigos que tem em comum a paixão pela música, dança e a cultura nordestina.

Largo da Batata, Pinheiros

Das 15h às 19h

Como chegar: Metrô Faria Lima

8. Show do Marcelo Jeneci

Marcelo Jeneci

Marcelo Jeneci

O músico, autor do hit  ‘Feito para Acabar’, disco de estreia de 2010, interpreta canções pop e românticas em show gratuito no sábado, às 20h. Para este espetáculo, Marcelo Jeneci canta músicas do mais recente álbum, ‘De Graça’, que tem parcerias com Arnaldo Antunes, Luiz Tatit, Arthur Nestrovski, entre outros.

Teatro Flávio Império

Rua Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba

Sábado, às 20h.  Grátis. Serão distribuídas senhas numeradas a partir das 14h. Uma vez retiradas as senhas, elas deverão ser trocadas por um ingresso na bilheteria com uma hora e meia de antecedência, às 18h30. A senhas que não forem trocadas até as 19h30 serão invalidadas e darão vez à lista de espera organizada por ordem de chegada. SERÁ DISPONIBILIZADA UMA SENHA/ INGRESSO POR PESSOA.

Como chegar de trem estação Engenheiro Gourlart, clique aqui. 

Anúncios