Tags

, , ,

Escadarias históricas do Jardim Botânico

Escadarias históricas do Jardim Botânico

Sempre tive vontade de ir ao Jardim Botânico de São Paulo. Já conhecia o do Rio de Janeiro, mas não havia visitado o da cidade onde moro. É um passeio barato e muito legal. Acho que a maioria não vai porque não sabe que  ele existe ou não tem ideia da região onde está localizado. Ele fica pertinho do Zoológico. Para quem não é da zona sul é longe, mas a visita vale muito a pena. Saiba porque visitar este parque:

Alameda Jardim Botânico São Paulo

Alameda Jardim Botânico São Paulo

1.É um dos parques mais aprazíveis de São Paulo e também um dos mais sossegados se compararmos com o Ibirapuera ou Villa-Lobos.

2.Logo na entrada, a vista é impactante. Uma grande alameda cercada por árvores imponentes dá boas-vindas aos visitantes. O córrego de águas límpidas nos faz esquecer que estamos em São Paulo. A passarela de 250 metros dá acesso a pessoas de mobilidade reduzida. Na entrada, você recebe um mapa com os principais atrativos. Prepare sua câmera para os melhores ângulos.

Lago das Ninfeias do Jardim Botânico de São Paulo

Lago das Ninfeias do Jardim Botânico de São Paulo

3.Uma das coisas que mais impressiona é a organização, a limpeza e a tranquilidade. O sossego do parque se deve às regras que são impostas. Não é permitido entrar com animais, churrasqueiras, bolas, skates, patinetes, pipas e bicicletas, tampouco fazer barulho excessivo. Para quem gosta de tranquilidade, este é o lugar. Com 360 m2 de área verde, lindas paisagens, lago, pequenas trilhas e mais de 380 espécies de árvores, é perfeito para curtir a natureza e tirar muitas fotos.

Estufa do Jardim Botânico - Caio Pimenta

Estufa do Jardim Botânico – Caio Pimenta

4.Visitei o Jardim Botânico de São Paulo num domingo ensolarado para fazer um piquenique com amigos.  Aliás, recomendo a todos a fazer este programa: comer e compartilhar com os amigos em meio à natureza é bom e barato.  Para quem prefere não levar seu lanche, há lanchonete lá dentro.

Ninfeia - flor símbolo do Jardim Botânico de São Paulo

Ninfeia – flor símbolo do Jardim Botânico de São Paulo

5.O Jardim Botânico tem várias atrações como o museu botânico; escadarias históricas – outro lugar preferido para tirar boas fotos – estufa de plantas, Jardim dos Sentidos, onde é possível tocar e cheirar as plantas para sentir a textura e aroma;  a trilha da Nascente, em que passamos por uma passarela em meio a mata atlântica e chegamos às nascentes do Riacho do Ipiranga e o lindo Lago das Ninfeias, flores aquáticas  nas cores amarela, roxa e rosa,  que são o símbolo do Jardim Botânico.

Trilha das nascentes - Jardim Botânico

Trilha das nascentes – Jardim Botânico

História

Em tempos de crises hídricas é bom saber que antigamente aqui era o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e estava ocupada por sítios e chácaras. O governo desapropriou a área para recuperar a floresta e preservar as nascentes do Riacho do Ipiranga.

Até 1928 serviu para captação de águas, que abasteciam o bairro do Ipiranga. O naturalista Frederico Carlos Hoehne implantou um Jardim Botânico naquele lugar, mas foi só em 1938 o Jardim Botânico de São Paulo foi oficializado, localizado dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

E você, já visitou o parque? O que mais gostou?

Jardim Botânico de São Paulo
Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda – zona Sul – São Paulo.
Clique aqui para horários e preços.

Como chegar a partir do metrô São Judas : Ônibus na Avenida Miguel Estéfano
– Linha: 4742-10
– Linha: 4742-21
– Linha: 4742-31

Paisagem do Jardim Botânico

Paisagem do Jardim Botânico

Anúncios