Tags

, , , , , ,

Mural do Kobra - retrato Oscar Niemeyer na Praça Oswaldo Cruz

Mural do Kobra – retrato Oscar Niemeyer na Praça Oswaldo Cruz

Eu queria fazer um post sobre as opções de lazer na Avenida Paulista e ia escrever num único bloco, porém, percebi que esta avenida emblemática de São Paulo merece vários posts.  Se você é como eu, apaixonado por esta avenida, vou lhe dar dicas para admirá-la como se fosse a primeira vez, mesmo para você que você já tenha passado centenas de vezes por lá. Tenho certeza que tem lugares que nunca entrou ou prestou atenção.  Vou comentar o que está acontecendo em maio nas melhores atrações da Avenida Paulista.

Vamos começar pela Estação Brigadeiro do metrô, na Linha Verde.  Bem no comecinho da Avenida Paulista, na Praça Oswaldo Cruz,  tem um mural gigante e colorido que chama a atenção.  É um painel de 52 metros de altura e 16 metros de largura do artista plástico Eduardo Kobra. Ele fez para homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, morto em 5 de dezembro de 2012.  O painel foi finalizado no aniversário da cidade em 2013 e chama a atenção de quem passa por ali.

Mansão em estilo clássico francês Casa das Rosas

Mansão em estilo clássico francês Casa das Rosas

Atravessando a avenida, no número 37, nos deparamos com um imponente prédio histórico onde funciona o centro cultural Casa das Rosas.  Projetado por Ramos de Azevedo,  a mansão em estilo clássico francês é cercada por um lindo jardim, conta com orquidário e um café.  A Casa das Rosas é o núcleo dos apreciadores da literatura e poesia.  Aqui funciona também o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura que promove saraus, palestras, cursos, oficinas, exposições,  feiras culturais, concertos e muito mais.

É possível também agendar uma visita educativa gratuita na recepção.  Neste mês de maio há várias atividades,  algumas necessitam de inscrição, outras não. Destaco algumas:

Fonte da Casa das Rosas

Fonte da Casa das Rosas

– Jardim Alheio – Ciclo de crítica com autores consagrados ao vivo, às terças, às 19h30. Inscrições na recepção da Casa das Rosas.

– Quinta Poética: encontro reúne poesia com diferentes expressões artísticas,  como dança, música artes plásticas e cultura popular, envolvendo a leitura de poemas.

– Sarau do Pi – 30 de maio, às 19h. Traz a temática “a periferia e a mulher” e dá voz a personagens importantes.

– Coral da Casa das Rosas:  Dia 27 de maio, às 19h30.

Saiba a programação completa no site da Casa das Rosas.

Itaú Cultural: reduto dos amantes das artes

O prédio branco e envidraçado do Itaú Cultural fica no número 149 da Avenida Paulista e abriga vários eventos como exposições, peças de teatro, shows, oficinas, vivências, cursos e palestras. Tem um acervo fixo e uma programação que muda todo mês.

Itaú Cultural no comecinho da avenida Paulista

Itaú Cultural no comecinho da avenida Paulista

As pessoas normalmente vão lá para ver os espetáculos e nem sabem que existe um acervo bem interessante e que também pode ser conhecido em uma visita temática. No Espaço Olavo Setúbal tem uma exposição permanente que conta a história do Brasil através de obras de arte, moedas, cartas e mapas. A visita acontece sempre de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábado e domingo, das 11h às 20h.

Espaço Olavo Setubal - Itaú Cultural

Espaço Olavo Setubal – Itaú Cultural

No dia 16 de maio é a abertura da exposição Ocupação Dona Ivone Lara, dedicada a sambista carioca de 94 anos. Na abertura, o público vai conhecer alguns sambas que marcaram época  tocados pelo Grupo Samba Virado, às 12h e 16h. A programação inclui também visita temática A Cultura Africana e o Nascimento do Samba. As visitas duram cerca de 60 minutos e acontecem dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio, às 17h.  Grátis. Não é necessário agendamento” e visita-oficina Candeeiro da Vovó.

D. Ivone Lara - André Seiti

D. Ivone Lara – André Seiti

Além desta exposição,  há também uma mostra com algumas obras do acervo do Instituto Inhotim, de Brumadinho (MG), que conta com obras de Lygia Clark, Hélio Oiticica, entre outros. Fica em cartaz até 31 de maio.

Mas a agenda do Itaú Cultural traz mais novidades. Todas às terças, às 20h, tem apresentação de peças teatrais. Às quartas, às 20h, tem o projeto Escritora-Leitora, um programa que abre espaço para autores falar do processo de criação.  Às quintas, às 20h,  tem apresentações musicais de cantores variados.  Nos finais de semana, tem mais shows, destacando Tiganá Santana e Fabiana Cozza, dia 17, às 19h. Os ingressos gratuitos são distribuídos 30 minutos antes dos espetáculos.

Fabiana Cozza e Tiganá Santana em apresentação no Itaú Cultural

Fabiana Cozza e Tiganá Santana em apresentação no Itaú Cultural

As crianças também tem espaço garantido. Todo final de semana tem peças teatrais infantis, oficinas, performances e dia 31 acontece Se essa rua fosse nossa, com shows, oficinas e outras atividades para toda a família na rua Leôncio de Carvalho, ao lado do Instituto.

A programação completa está no site do Itaú Cultural.

Praia de Paulista e Livraria Fnac

Se continuar andando pela Avenida Paulista vai chegar à esquina com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima. Aqui é a parada para o lanche ou uma cerveja.  Popularmente conhecida como Prainha, é um conjunto de bares e restaurantes com mesinhas ao ar livre. E a praia? Bom, isso fica a critério da sua imaginação, como em São Paulo não tem praia, o clima de mesinha na calçada tenta dar esta sensação.  Costuma lotar na hora do almoço e no happy hour,  lugar ideal para beber e encontrar os amigos.

Livraria Fnac

Livraria Fnac

A Livraria Fnac está em frente ao famoso prédio da TV Gazeta. Um paraíso para se perder entre livros, eletrônicos, cds, dvds e revistas. Lá dentro também tem um café, quando quiser dar uma pausa para o lanche. O mais interessante é a programação que a livraria oferece. São lançamentos de livros, contação de histórias para crianças e pockets-shows.  Neste mês destaca-se 18 e 25, às 19h, Encontro dos fãs de Game of Thrones, Dia 16, às 15h, lançamento do filme Os pinguins de Madagascar e oficina infantil e Dia 28, às 19h, pocket-show com a Filarmônica de Pasárgada.  Tudo grátis. Veja a programação no site da Fnac.

Você já visitou todos estes lugares? Tem alguma sugestão? Não perca o próximo post sobre as atrações próximas da Estação Trianon-Masp.

Anúncios